Quem nunca ouviu a expressão: “tempo é dinheiro”? Todo mundo, não é mesmo? É exatamente devido a esse pensamento que o mundo dos negócios vem se reinventando todos os dias, na tentativa de produzir mais – com qualidade – e no menor tempo possível.
Não podemos falar sobre esse assunto sem pensar nos avanços da era digital, pois é ele quem tem promovido mudanças e conquistado diversos empresários devido a agilidade que tem trazido aos negócios.
Na verdade, com um mundo cada vez mais tecnológico, a tendência é automatizar todos os processos tradicionais por digitais. Mas apesar desse avanços, quando se fala em assinaturas, ainda é bem comum pensar apenas em caneta e papel, talvez por ser um assunto que ainda gere muitas dúvidas e certa resistência.
Ainda é muito frequente confundir a assinatura eletrônica com a assinatura digital. É provável que você já tenha se perguntado se são a mesma coisa.
Foi pensando nisso que nós resolvemos criar esse post para esclarecer as dúvidas mais recorrentes. Vamos lá? Continue acompanhando para descobrir!
Qual a diferença entre a assinatura digital e assinatura eletrônica?
Embora as duas sejam bastante parecidas e possuam validade jurídica, é importante esclarecer suas diferenças.
A assinatura eletrônica abrange toda forma de autenticação que utiliza os meios computacionais. Ou seja, ela reúne um conjunto de evidências que comprovam que as partes envolvidas assinaram – sem a necessidade de possuir um certificado digital-, seja através da geolocalização, login/senha, biometria, IP, imagem, voz, entre outros critérios. É um termo mais amplo. Inclusive, a própria assinatura digital é caracterizada como um tipo de assinatura eletrônica.
Enquanto a assinatura eletrônica engloba vários meios legais que comprovam sua autoria através da esfera computacional, a assinatura digital propicia essa confirmação associada ao certificado digital por meio de uma chave pública ou privada- geradas aleatoriamente – que compõe dados criptografados. Nada mais é que um documento eletrônico que funciona como sua identidade virtual, tipo o RG.
Quais os benefícios da assinatura digital e eletrônica?
O futuro é digital, isso não é mais novidade! Sendo assim, é comum que, aos poucos, as empresas busquem meios mais inovadores. Uma assinatura digital oferece mais segurança, evita riscos e perdas de documentos.
Sem contar que qualquer empresa, por menor que seja, lida com negociações, sejam fornecedores, clientes, parceiros, enfim. É bem mais rápido quando esse fechamento é dado de forma remota, tornando bem mais prático que imprimir e enviar documentos tradicionalmente.
Além de economizar tempo, que é um dos principais benefícios, as assinaturas digitais permite que o gerenciamento dos documentos sejam feitos em minutos, já que eles podem ser enviados e assinados pela plataforma em tempo real, seja através de smartphone, tablet, computador, etc.
Outro ponto é a redução de custos, bem mais econômica que o método tradicional. E não é só economia de papel, mas também de envio, correios, motoboys, tempo, com reconhecimento de firma, arquivamento, digitalização, rastreamento, entre outros.
A eficiência gerada a partir do meio digital é surpreendente, todo o gerenciamento é feito de forma organizada, sem atrasos, com menos esforços e todos os documentos ficam disponíveis para rastreamento a qualquer hora. Sem dúvidas é um processo menos burocrático e estressante.
Não podemos deixar de citar que as assinaturas digitais também são válidas juridicamente como qualquer outro documento assinado em papel. Por fim, mas não menos importante, com essa metodologia é possível evitar desperdícios e contribuir com a preservação do meio ambiente.
E aí, gostou do post? Espero que tenha esclarecido suas dúvidas!
Faça um teste gratuito por 15 dias na plataforma da Contratos Digitais e conheça de forma prática todos os benefícios que as assinaturas digitais e eletrônicas podem proporcionar para sua empresa.