impactos da pandemia no mundo dos negocios
Muitos negócios foram afetados nesse momento de pandemia, o que levou muitas empresas se reinventarem para sobreviver. E não ache que foram apenas os pequenos negócios, todos sentiram a pressão. Diante da situação, se viram obrigados a buscar soluções para adaptar-se, como a inclusão da modalidade home office e a busca por tecnologias que pudessem facilitar o dia a dia para se manterem produtivos.
A verdade é que essa Pandemia abriu a visão para algo que já vem sendo falado e utilizado, mas que muitos têm negligenciado, que é a transformação digital e a inclusão de ferramentas digitais no ambiente empresarial. Mais do que nunca, ela vem sendo utilizada estrategicamente para automação, otimização, organização, gerenciamento, crescimento e alcance de novas oportunidades. Diante disso, fica o questionamento: como se manter diante dessa pandemia?
Os impactos nos negócios
Embora essa situação tenha afetado toda a economia e causado muitos desastres, em contrapartida tem negócios se dando muito bem e outros continuam crescendo que são o caso de algumas plataformas e ferramentas de videoconferência, streaming -Netflix-, nuvem, E-commerce de diversos segmentos e serviços de entrega – IFood, Uber eats.
Uma pesquisa realizada pela companhia norte-america, SEMrush, especializada em marketing digital, analisou o impacto econômico do Coronavirus. “As pesquisas por serviços de entrega de alimentos aumentam em média 80% – dependendo do restaurante. No Brasil o gigante de entregas iFood viu o aumento de tráfego de 24,9% de novembro para março.” afirma Maria Chizhikova Marques.
Por outro lado, alguns setores cairam drasticamente como é o caso dos serviços aéreos. A companhia afirma que “Com o início da crise, as ações das companhias aéreas caíram em média 19,1%, de 19 a 27 de fevereiro. As ações da United chegavam a US $ 80 em 20 de fevereiro e atingiram um mínimo de US $ 21 exatamente um mês depois – um declínio de quase 74%.”
Embora todo mundo tenha sentido o impacto da pandemia de alguma forma, nem todos encontram-se na mesma situação. Podemos observar que algumas empresas quebraram, outras perderam muitos clientes. Tem aquelas que apenas estão sobrevivendo e temos também uma minoria que aumentaram suas demandas como já foi falado.
Como se manter em tempos de crise?
O ideal é adotar medidas diferentes para cada situação. No entanto, algumas precauções podem ser tomadas pela maioria. Como a redução considerável de custos -tanto fixos, quanto variáveis- sem que comprometam o andamento e funcionamento do negócios.
Outro ponto imprescindível é não ser esquecido. Continue aparecendo, mesmo que de forma reduzida, nos canais digitais, mantenha contato com seus clientes e fortaleça esse relacionamento. É essencial acreditar no potencial do seu negócio e procurar se adaptar a realidade do momento. Não está conseguindo vender? Continue nutrindo seu público com informações relevantes e educativas que quando essa fase passar você vai continuar sendo lembrado.
Provavelmente todo o seu planejamento estratégico e operacional para este ano deve ter ido por água abaixo. Então é interessante que novas medidas sejam pensadas e reajustadas. Se você não possuia uma gestão de riscos e um plano de contingência, deve estar gerenciando tudo isso agora no momendo da crise sem poder pensar muito. Por isso, fica a dica, definir um plano com antecipação é fundamental.
Gostou das dicas? Conta pra gente! Ah, e preparamos uma material que pode te interessar para começar a Transformação Digital na sua empresa. Clica aqui
impactos da pandemia no mundo dos negocios