Como enviar um contrato digital com segurança?
A tendência do mercado é otimizar e agilizar cada vez mais os diversos tipos de atividades presentes em nosso cotidiano. É nesse sentido que o contrato digital vem sendo inserido nas rotinas de milhares de empresas e otimizando o tempo e custos com documentos.
Com o uso de novas tecnologias e o surgimento da “Internet das coisas”, os contratos começaram a assumir novas características, muito além do que apenas a migração do papel para o digital.
Essa evolução transformou alguns conceitos como o de testemunha (que passou a ser a máquina), a possibilidade de recursos diferentes que comprovam que o indivíduo assinou o documento, além de toda economia com papel, redução de custos e otimização do tempo com idas e vindas até o local para assinar.
Os Contratos Digitais não são apenas um meio, mas uma nova modalidade de assinar documentos.
Mas como enviar um contrato digital com segurança e rapidez? E como ele pode ser assinado?
Calma, vamos te mostrar o passo a passo.
Vamos lá?
Passo a passo para enviar um contrato digital com segurança
1º Tenha em mãos um contrato/documento já revisado
Sabemos o quanto é trabalhoso redigir um contrato, mesmo para quem já possui o hábito de fazê-lo. A ausência de uma análise minuciosa no momento da elaboração pode gerar diversas consequências negativas para a empresa. Por isso, é fundamental ser cauteloso e não deixar margem para provável judicialização. Essa etapa é fundamental, seja contrato ou qualquer outro tipo de documento.
DICA: Confira 12 dicas essenciais para elaborar um contrato com segurança
2º Acesse sua conta Contratos Digitais
Faça o login na sua conta. Caso ainda não esteja cadastrado em nossa plataforma, clique aqui e crie sua conta gratuita.
3º Crie um modelo de documento/contrato digital na plataforma ou anexe um PDF
Ao efetuar o login, aparecerá na sua tela o nosso Dashboard. É possível criar o documento na própria plataforma ou anexar o PDF, portanto mostraremos as duas opções a seguir:
a) Criar modelo de documento na plataforma:
Se optou em fazer um documento na própria plataforma, primeiro deverá criar um formulário e incluir os respectivos campos que serão utilizados no documento, conforme o vídeo abaixo:
Fácil demais, não é mesmo?
Se você já tiver o documento em PDF, confira abaixo como anexá-lo.
b) Anexar documento em PDF
É muito simples! Para anexar o PDF, basta clicar em “Novo documento” e clicar em “Selecione o(s) documentos em PDF” . Em seguida, preenchimento é o mesmo do que foi mostrado anteriormente. Adiante o vídeo para 8:26 minutos e confira!
Pronto! Agora é só esperar. Assim que o signatário assinar o documento, você receberá uma notificação por e-mail.
Passo a passo para assinar um contrato digital com segurança
Assinar um documento nunca foi tão fácil. Confira o passo a passo para assinar um documento com token via e-mail/WhatsApp ou certificado digital.
Assinatura Via WhatsApp
Antes de assinar o documento, verifique se quem enviou o documento é Contratos Digitais e se tem o selo de conta verificada. Confira a imagem abaixo:
1º Verifique o seu nome, o tipo de documento e clique em SIM para visualizar o documento.
2º Confira todo o documento e se estiver de acordo, digite o seu CPF para continuar
3º Se o sistema solicitar uma selfie (foto) com documento, tire foto em local iluminado conforme a imagem abaixo.
4º Para baixar o documento finalizado com o histórico das assinaturas clique em SIM
Pronto! Quando todos os signatários assinarem, você receberá o documento finalizado!
Assinatura Via E-mail
Siga as instruções para assinar um documento por e-mail:
Pronto! Documento assinado com sucesso!
Dúvidas sobre a validade jurídica?
Quanto a validade jurídica dos contratos, existe uma medida provisória – que já tem força de lei – que resguarda essa decisão, a MP 2200-2/2001. Ela deixa claro que se as partes envolvidas estiverem de acordo em assinar o contrato de forma eletrônica/digital o documento passa a ser válido normalmente.
Essa evolução tecnológica vem trazendo mais força jurídica para os contratos, no sentido de geração de provas, pois incluem diversos mecanismos de comprovação como:
- Os logs de tempo (para evitar adulteração do momento de celebração do mesmo),
- TOKEN, entre outros que proporcionam mais certeza de autoria e integridade de que o fato, devidamente testemunhado, ocorreu (só que cada vez mais por máquinas e não por humanos). Tudo isso deverá aumentar sua produtividade. O futuro já chegou.
E aí, gostou do passo a passo? Esperamos que tenha sido útil, mas caso ainda tenha alguma dúvida, basta nos chamar no Whatsapp.