A pandemia COVID-19 afetou milhares de negócios em todo o mundo e temos sentido de perto a importância da transformação digital para mantê-los competitivos. A nossa capacidade de inovar e reinventar aparecem justamente quando as necessidades surgem. E foi diante dessas necessidades que o atual cenário provocou, que novos hábitos apareceram e talvez muitos permaneçam.
E o que tem acontecido no mercado?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em suas casas (o conhecido home office). Dessa forma, se no Brasil o trabalho home office bateu o recorde em 2018 – com projeções para 2019 no mesmo ritmo-, quem dirá as pesquisas em 2020, não é mesmo?
Muitas empresas já estavam cientes dessa carência de adaptação frente ao mundo tecnológico, mas com a pandemia essa perspectiva foi intensificada, surgindo novos modelos de trabalhos e serviços; além da implementação de novas ferramentas digitais na rotina da empresa.
Quando a transformação digital vai acontecer?
A transformação digital já é uma realidade (ela não vai acontecer, já está acontecendo!). É também uma grande transformação cultural que precisa ser abraçada e visualizada como uma nova oportunidade se você deseja estar frente a frente com a concorrência. Há tempos ela vem mudando a maneira de fazer negócios, de gerenciar, de relacionar, de trabalhar. Essa transformação vem acontecendo de forma acelerada, em um espaço de tempo muito curto.
Por outro lado, pesquisas realizadas lá em 2013 pela SiriusDecisions, empresa americana de consultoria e pesquisa B2B, já vinham apontando que “67% da jornada do comprador é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.” E, sem sombra de duvidas, ao longo dos anos, esse crescimento tem sido exponencial.
Por exemplo, se pararmos pra pensar no celular – que antes servia apenas para realizar chamadas de voz e enviar SMS – compactou uma série de atividades como: assistir filme, ouvir música, enviar e-mails, fazer videoconferência, criar planilhas, digitalizar documentos, transações bancárias e sistema de GPS. Ou seja, trouxe infinitas possibilidades em um único equipamento. Isso nos mostra o quanto estamos conectados e quanto o mundo digital se tornou presente no nosso dia a dia.
Certamente toda essa implementação contribuiu para entregar mais valor e qualidade aos clientes. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, não é um processo extremamente caro e complicado. Eles tendem a ser mais simples, rápido, eficiente e com um custo menor que o tradicional.