Quando falamos em assinaturas de contratos, é sempre importante ter em mente que o processo, caso não seja bem planejado, pode custar mais dinheiro e tempo do que imaginamos. Isso ocorre principalmente quando as assinaturas são realizadas manualmente, ou seja, de forma convencional.
Entre os problemas gerados por contratos assinados manualmente está a falta de organização dos contratos, o que pode gerar prejuízo e desgaste desnecessário para todos os envolvidos. E claro, se o seu cliente busca agilidade, hoje em dia o melhor caminho não é enviar para ele um contrato por e-mail. Mas por quê? Porque esse método normalmente exige que ele imprima, assine, digitalize e reenvie o documento. Um processo demorado e que pode ser desestimulante, não? Principalmente para clientes muito atarefados.
Método Tradicional
Outro problema é que há empresas que pedem que o cliente encaminhe o contrato por meio dos Correios ou de algum outro serviço de entrega. Além do custo, já que esse serviço não é feito de graça, não podemos desconsiderar que o documento pode ser danificado ou extraviado, embora o risco seja pequeno.
Situação que também impede que um contrato seja concluído em tempo hábil é a demora na coleta de assinaturas que, no método convencional e por questão de segurança, precisam ser avaliadas minuciosamente e, dependendo do caso, até mesmo encaminhadas para o parecer do departamento jurídico de uma empresa. O que, sem dúvida, pode demandar até semanas.
Não esqueça também que há muitos casos em que um contrato foi refeito tantas vezes que mais tarde foi difícil identificar qual era a versão final. Dependendo do caso, talvez seja necessário refazer um novo contrato e coletar novamente todas as assinaturas. Mais tempo e dinheiro perdido, não é mesmo? Portanto, É importante considerar também o risco do passivo jurídico em caso de erros na assinatura de um contrato, problema que pode ser facilmente evitado com um bom serviço de assinaturas eletrônicas.
COMPARATIVO DAS ASSINATURAS DIGITAIS E TRADICIONAIS
Você já considerou também o tempo gasto em follow-ups? Será que realmente é preciso dedicar tanto tempo ao acompanhamento de um contrato? Não, se você optar pela assinatura eletrônica. Use esse ganho em tempo para conquistar novos clientes. Quer uma boa sugestão para evitar todos esses problemas? Que tal investir na assinatura Contratos Digitais? Continue nos acompanhando e conheça mais motivos para investir em assinaturas eletrônicas.
SIMPLIFICANDO VENDAS COM ASSINATURAS ELETRÔNICAS
Agora, por outro lado, imagine poder fechar negócios em poucas horas, de qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer dispositivo, sem papel e com apenas alguns cliques! Imaginou? Tudo isso é possível utilizando uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos. (Não precisa de certificado digital e-CPF, porém existe plataformas que você pode optar em assinar com ou sem o certificado, sem perder a validade jurídica.).
COMPARATIVO DAS ASSINATURAS DIGITAIS E TRADICIONAIS
Você simplesmente sobe o contrato para a plataforma e envia para todas as pessoas que precisam assinar o seu contrato/documento. Simples assim! Todas as validações necessárias para que as assinaturas tenham validade jurídica são realizadas pela plataforma.
Passo a passo da Assinatura Eletrônica – COMPARATIVO DAS ASSINATURAS DIGITAIS E TRADICIONAIS
Além da simplicidade em gerar e assinar qualquer documento PDF, você também pode armazenar, e qualquer momento pode localizar facilmente algum contrato ou documento que precise usar.
Realmente está com os dias contados o uso do papel, onde erá necessário imprimir, enviar por motoboy, correios, reconhecer firma para celebrar um contrato, matricula ou coletar qualquer tipo de assinatura em processos.
E você ainda está usando os meios tradicionais?
E você, que tal investir na assinatura Contratos Digitais.com? Continue nos acompanhando e conheça mais motivos para investir em assinaturas eletrônicas.
Estamos sempre postando temas relativos a otimização de processos e usos de contratos, para conferir mais posts clique aqui.