Hoje em dia, com as assinaturas eletrônicas, não há necessidade de investir em contratos convencionais. Ou seja, em papel, material que sem dúvida gera impacto ambiental, indo na contramão da sustentabilidade.
“Se podemos oferecer um serviço de alta qualidade, muito mais ágil, e ainda contribuir com o meio ambiente, por que não ir por esse caminho?”, questiona a diretoria da Contratos Digitais, que oferece um serviço de assinaturas eletrônicas que reduz o custo em papel e impressões em 100%.
No sistema convencional, as empresas precisam imprimir contratos e enviá-los para que os clientes o assinem; ou então pedir que os clientes se desloquem até a empresa para assiná-los. Nesse processo, além do impacto ambiental da produção e do uso de papel, é importante considerar os gases do efeito estufa gerados pelos veículos que transportam documentos e contratos entre destinos.
“As nossas assinaturas eletrônicas eliminam esse problema, já que não há necessidade dos Correios ou qualquer outro serviço de transporte, o que é algo bem positivo para quem se preocupa com o meio ambiente”, informa a Contratos Digitais.com.
Desperdício de papel
O desperdício de papel também é um agravante no sistema convencional, já que não é incomum contratos e documentos serem impressos diversas vezes por necessidade ou até mesmo falhas operacionais.
“Imagine se por algum problema organizacional, uma empresa perde esses contratos. Tudo precisa ser refeito, e gasta-se mais material, mais transporte e, claro, gera-se mais impacto ambiental. Com a Contratos Digitais.com, isso não é um problema, já que os clientes não correm esse risco com o nosso serviço de assinaturas eletrônicas”, explica.
O armazenamento de arquivos em papel é outro problema que vai na contramão da sustentabilidade, e por duas possibilidades:
Se o local onde os registros forem armazenados estiver muito quente, o material pode ressecar e ficar quebradiço. Agora, se o ambiente estiver úmido, o problema maior pode ser o mofo. “Isso obriga as empresas a investirem em salas ou depósitos com temperaturas controladas. E claro, isso também tem impacto no meio ambiente. Será que precisamos disso? Afinal, esse não é um investimento barato nem para o cliente, nem para o meio ambiente. Seria muito melhor se todos esses arquivos fossem eletrônicos”, enfatiza a Contratos Digitais.
E você, que tal investir na assinatura Contratos Digitais.com? Continue nos acompanhando e conheça mais motivos para investir em assinaturas eletrônicas.
Estamos sempre postando temas relativos a otimização de processos e usos de contratos, para conferir mais posts clique aqui.