O contrato é um vínculo jurídico entre duas ou mais partes que se obrigam a cumprir o que foi combinado mediante as condições descritas em cada cláusula. Portanto, é necessário ser cauteloso. Leia sempre várias vezes antes de enviá-lo e evite cometer erros.
Como sabemos, existem vários tipos de contratos – aluguel, trabalho, compra e venda, entre outros – e estes possuem cláusulas específicas para cada modelo. Em contrapartida, existem algumas em comum, por exemplo: as partes envolvidas, o objeto, preços e condições, prazos, condições de rescisão, penalidades e multas.
Fique atento! Já pensou assinar um contrato e depois descobrir que continha erro? Nem pensar, não é mesmo? Realmente é uma situação complicada e pode custar caro.
Pensando em como evitar essa situação, fizemos um vídeo com os principais erros que podem prejudicá-lo. Aperta o play e confira! Esperamos que goste!
10 Erros mais comuns em contratos
Nós listamos aqui os 10 pontos que abordamos no vídeo para facilitar a visualização, no entanto, não deixe de assistí-lo. Detalhamos cada tópico abaixo:
- Legislação equivocada
- Objeto – sobre o que estamos falando? – e clareza sobre as partes envolvidas
- Definição e prazos ausentes
- Obrigações das partes – contratante e contratado
- Direitos e garantias
- Cláusula de rescisão
- Ausência de penalidades
- Cláusula referente ao foro
- Testemunhas
- Cláusulas abusivas
Acima de tudo, quanto mais claro e objetivo seu contrato for, menor a probabilidade de ser mal interpretado e de haver problemas. Contudo, garanta que a qualidade do processo seja mantida do começo ao fim.